Tudo Sobre Free Step: O que é Free Step

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O que é Free Step

Free Step

O Free Step (tranduzindo do inglês: “Passos Livres”) é uma dança que consiste em deslizar sobre o chão fazendo movimentos com as pernas e geralmente com as mãos sob as batidas da música eletrônica.

História


O Free Step é a evolução do antigo Rebolation que é a evolução de uma outra dança estrangeira, chamada Charleston Dance (dança em que se movimentam as pernas, ouvindo uma espécie de blues como musica), que o brasileiro viu, gostou, e adaptou à musica eletrônica criando o Rebolation. A dança virou diversão entre jovens e fez muito sucesso em festas Rave no Brasil por volta de 2008 e 2009, seguindo o gênero Dance baseava-se nos ritmos Psy e Trance. No fim de 2009, viu-se na necessidade de criar novos passos para a dança, pois o Rebolation estava muito limitado a passos pra frente e pra trás, não havia muita variação. O Rebolation então passou por uma reformulação, tornando os passos mais elaborados principalmente pela utilização de saltos na sua própria base. Ainda no final de 2009, a banda de Axé Music chamada Parangolé. criou uma música chamada Rebolation inspirada na dança, mas insinuando que ela se baseava em rebolados de axé e não no movimento das pernas. A música fez muito sucesso no Brasil e com isso foi feita a associação geral da população entre o Parangolé e o Rebolation, constrangendo quem dizia que dançava Rebolation. O nome "Free Step" foi dado por "dancers" dessa modalidade, e fez muito sucesso, principalmente pela internet. Hoje há competições chamadas "Meet Up" em que os dançarinos competem entre si, sendo julgados pela inovação, sincronismo, perfeição, e criatividade nas sequências.

Principais Movimentos

Base A base é o principal movimento do Free Step. Nele cruza-se as pernas para frente, para trás ou para os lados. Normalmente quando utiliza a Base, o dancer tende a movimentar-se na direção para a qual é executada o passo. Com treino desenvolve-se a habilidade de fazer uma Base sem sair do lugar onde está. Com mais treino ainda consegue-se fazer uma Base em qualquer direção que se deseja, mas poucos conseguem esta façanha.

Kicks Os chutes são usados com muita frequência para incrementar a Base.

Spins  Os spins (giros) também são muito usados e de diferentes formas, tendem a ter um efeito visual mais atraente mas requer mais experiência do dancer para utilizá-los.

Combos Sequência de movimentos livres predefinidos, como hand moves, kicks, e spins, podendo até entrar passos de outras danças



Estilos

No Free Step existem diversos estilos, pro exemplo:

Basic Style : Consiste em dançar com a base e os movimentos sem quebras ou misturas. O estilo mais limpo possível de se dançar.

Kick Style  : Quando utiliza-se muitos passos diversificados baseados em saltos e chutes.

Speed Style: Consiste em movimentos de base acelerados e curtos; rapidez é o foco. Utilizado especialmente em músicas com mais de 130 batidas por minuto onde o espaço de tempo entre um grave e outro é muito curto.

Agressive Style: Também conhecido como Agressive Mode é o mais elaborado das vertentes do Free Step, utiliza movimentos extremamente fortes e de impacto. Devido a necessidade de mais velocidade e perfeição nos movimentos é o mais complicado de se dançar. Normalmente apenas dancers medianos e experiêntes conseguem utilizado pois, além da concentração, exige que o dancer esteja muito auto-confiante. Seu visual é impressionante mas os erros também serão muito visíveis caso aconteçam.





4 comentários:

  1. gotei muito e aprendir uma coisa nova mano .

    ResponderExcluir
  2. sei que é difícil fazer uma descrição de uma dança recente, brasileira (se eu entendi bem!) e pouco reconhecida. gostei bastante das informações e iniciativa do blog sobre este gênero!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  3. olha apesar de ñ conhecer muito a dança JEAN curtir de montão o blog,parabéns msm,vi q muito interessante o free step!! e as musicas top hein!! ilário,criatividade de montão!!xau lanny

    ResponderExcluir
  4. eu dancava esse tal de rebolation ja no meio dos anos 90 estilo que eu desenvolvi misturando varios estilos de danca electronica(melbourne shuffle e outros), um dia numa rave(Neptunus) em portugal no ano de 97 fui abordado por um casal brasileiro que tava fascionado com o meu estilo e eles falaram que tinham uma escola de danca no brasil e que queriam dar a conhecer na terra deles o meu estilo de danca e queriam que eu explica-se e ao explicar falei que se tinha de rebolar um pouco as ancas como no samba entre outros movimentos e passos e anos depois ha uma danca famosa no brasil e com o nome Rebolation, sera que e so coincidencia ou foi mesmo adaptado do meu estilo de danca da altura e do facto eu ter mencionado a palavra rebolar

    ResponderExcluir